Dependência Química é uma Doença?

Dependência Química é uma Doença?

O vício em drogas (dependência química) é considerado um problema de saúde pública devido a seu enorme impacto. As desvantagens afetam não apenas aqueles que estão ao redor da pessoa viciada, mas também a sociedade do seu grupo. O vício químico é considerado uma doença e uma pessoa precisa de um procedimento.

As exigências da sociedade moderna, as influências que envolvem uma pessoa, a ocorrência de trauma e estresse severo, a realidade dos distúrbios mentais e a vulnerabilidade social são alguns dos elementos que são considerados perigosos para o cliente em termos do desenvolvimento do vício em drogas.

Por exemplo, drogas como álcool, cannabis e cocaína têm efeitos psicoativos que afetam o funcionamento do cérebro. Para o comprador, estas sensações são agradáveis, tiram os sentimentos e pensamentos do desconforto. Entretanto, enquanto uma pessoa desfruta destes resultados, ocorrem mudanças em seu cérebro que são principalmente prejudiciais a curto e longo prazo.

Qualquer uso de drogas corre o risco de desenvolver dependência, o corpo fica doente quando experimenta sintomas de abstinência. A pessoa deixa de agir a fim de obter mais drogas para prejudicar a si mesma e aos outros. A percepção do mundo inteiro e dos outros é distorcida, e a manutenção da coerção prevalece constantemente. Nem todos os usuários são verdadeiros viciados, mas cada uso aproxima o vício.

Quando um estado de vício é atingido, a pessoa exibe um comportamento característico. Há um constante desejo compulsivo de usar esta substância, incapaz de controlar sua própria atitude. A atividade, seja trabalho ou lazer, é facilmente substituída pelo uso de drogas, e os efeitos negativos das drogas são ignorados.

 Por estas e outras razões, a dependência química está no centro das patologias psiquiátricas como uma doença crônica.

A doença é incurável e leva a uma deterioração da condição do sujeito, porém, em tais casos, o método é a melhor solução. Mesmo não completamente curado, uma pessoa que tenha sido submetida a este método cria ferramentas para controlar o desejo de consumir substâncias. 

Uma excelente clínica de reabilitação visa ajudar essas pessoas a recuperar o controle sobre suas vidas e retornar à vida em sociedade.

Principais Cidades do Paraná

Principais Cidades de Santa Catarina

Principais Cidades do Rio Grande do Sul

Principais Cidades do Rio de Janeiro

Principais Cidades do Mato Grosso do Sul

Principais Cidades de Minas Gerais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Dependência Química?

O que é Tratamento com ibogaína?