O que é Dependência Química?

Segundo a OMS - Organização Mundial de Saúde, a dependência química é uma patologia física e psicológica, definida como o "estado psicológico e às vezes físico resultante da relação entre um organismo vivo e uma substância, caracterizado por mudanças comportamentais e outras mudanças de comportamento e atitudes que continuamente encorajam o uso contínuo ou periódico da substância para experimentar seus efeitos psicológicos e, às vezes, para evitar o desconforto da abstinência".


Temos que ver dependente químico como alguém que tem uma doença crônica, como qualquer outra, e que requer uma abordagem terapêutica correta. Retirar de sua consciência a ideia de que um dependente químico é "uma pessoa que não quer parar de usar drogas" ou mesmo que "o indivíduo é um viciado em drogas ou um bebedor porque não tem caráter", isto não é conveniente.

A dependência química pode estar relacionada ao uso descontrolado de diferentes substâncias, sejam elas lícitas ou ilícitas. Assim, uma pessoa viciada em bebidas alcoólicas, uma pessoa viciada em crack e uma pessoa viciada em drogas são igualmente dependentes quimicamente.

Embora estas pessoas tenham a mesma patologia, que chamamos de Dependência Química, cada tipo de droga viciante causa diferentes tipos de controle no corpo humano, sendo alguns mais físicos e outros mais psicológicos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dependência Química é uma Doença?

O que é IBOGA PLUS ?