Quais são os Tipos de Dependência Química?

A dependência química pode estar relacionada ao uso descontrolado de diferentes substâncias, sejam elas lícitas ou ilícitas. Assim, uma pessoa viciada em bebidas alcoólicas, uma pessoa viciada em crack e uma pessoa viciada em medicamentos, são igualmente dependentes quimicamente.

Mesmo que estas pessoas tenham a mesma patologia, que chamamos de Dependência Química, cada tipo de droga viciante produz diferentes tipos de controle no corpo humano, sendo alguns mais físicos e outros mais psicológicos.


Dependência química de drogas ilícitas

As drogas ilícitas, tais como cocaína, crack, heroína e até mesmo cannabis, são as que mais atraem a atenção da sociedade, e assim, uma vez que pensamos em dependência química, rapidamente a associamos a essas drogas.

Sendo ilegal e tendo um alto nível de devastação física e emocional, a dependência química de drogas ilegais apresenta claros distúrbios comportamentais e sociais para suas famílias.

Dependência química de drogas lícitas

As drogas lícitas variam de dependência a medicamentos, tais como analgésicos, tranquilizantes, estimulantes ou esteroides, a tabaco e álcool.

Consideradas pela sociedade como drogas com menor potencial de devastação pessoal, infelizmente, em muitos casos os indivíduos são dependentes por décadas sem mesmo perceber o vício e os parentes prestam pouca atenção.

Entretanto, são drogas exatamente como as mencionadas acima, e o fato de serem legalizadas pelo Regime não significa que não causem danos, muito pelo contrário. Estudos já demonstraram que se livrar do vício em álcool ou tabaco é ainda mais complexo do que se livrar de drogas como cocaína ou crack.

Dependência química do álcool - Alcoolismo

Como uma droga legalizada, o álcool é amplamente consumido e socialmente aceito. De acordo com o Ministério da Saúde, 17,9% da população adulta brasileira abusa das bebidas alcoólicas.

Há muitas causas para o vício do álcool, tais como a pressão social, a necessidade de aprovação, parentes inconvenientes ou até mesmo a busca do prazer.

Muitos começaram quando ainda eram adolescentes, bebendo bebidas alcoólicas para se divertir com os amigos, passaram a beber diariamente para relaxar após um longo dia de trabalho, e logo se encontram com um copo de bebida alcoólica mesmo antes de beber. Uma vez que beber se torna um companheiro diário, há alcoolismo.

Fontes:

https://sc.clinicasrecuperacao.com/tratamento-para-dependente-quimico

https://parana.clinicasrecuperacao.com/internacao-involuntaria

https://rs.clinicasrecuperacao.com/tratamento-com-ibogaina

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dependência Química é uma Doença?

O que é Dependência Química?

O que é Tratamento com ibogaína?