Quais são os tipos de tratamentos para dependentes químicos?

 Atualmente, existem diferentes tipos de tratamento para dependentes químicos. Dependendo da consciência da pessoa quimicamente dependente, é sugerido um tipo de procedimento. A título de exemplo, os principais tipos são apresentados abaixo:


Grupos de Apoio

Um dos procedimentos mais utilizados para pessoas dependentes quimicamente são os grupos de apoio. O Programa de 12 Passos desenvolvido nos EUA em 1935 por Bill W. e Dr. Bob S., que se tornou conhecido internacionalmente e tem sido utilizado por Alcoólicos Anônimos (AA) e Narcóticos Anônimos (NA), tem como filosofia o autoconhecimento e o consentimento à adicção, incentiva o desenvolvimento da espiritualidade e a reprogramação de responsabilidades, crenças e atividades.

Ainda é utilizada na maioria das Clínicas de Recuperação aqui no Brasil, é uma boa metodologia, embora hoje em dia existam terapias mais rápidas e com uma taxa de reabilitação mais alta.

Psicoterapia

A psicoterapia vai além dos 12 passos, porque procura compreender as causas que levaram o viciado a escapar através das drogas.

É um fato que 90% dos viciados têm problemas emocionais não resolvidos e muitos deles permanecem bem escondidos. As terapias emocionais trazem esses sentimentos à luz e lhes dão a possibilidade de tentar.

Internação Voluntária

a internação voluntário é o modelo no qual a pessoa dependente quimicamente aceita que seus vícios permanecem destrutivos para sua história pessoal e a de sua família, e aceita que a melhor alternativa é o apoio de uma equipe de médicos em uma clínica de recuperação especializada.

Este pode ser o ideal para todos os cenários de dependência de drogas, pois ao reconhecer o vício e a necessidade de ajuda, o caminho para a independência já está 50% percorrido.

Internação Involuntária

A pessoa quimicamente dependente nem sempre é capaz de perceber sua realidade e reconhecer que é hora de buscar ajuda. A hospitalização involuntária é solicitada por parentes quando estes reconhecem a necessidade de resgatar o viciado.

Em uma consulta com um médico especializado, o caso é narrado e o profissional fará uma avaliação. Após analisar a situação, o médico preparará um relatório com as informações essenciais para solicitar a hospitalização involuntária em uma clínica de recuperação, com a autorização de um parente ou representante de saúde pública, seguindo as regras da "Lei de Internação Involuntária", Lei nº 13.840, de 5 de junho de 2019.

Tratamento com Ibogaína

A Ibogaina é uma substância extraída de uma planta de origem africana, considerada como um tipo de arbusto, cujo nome é iboga. Esta planta é encontrada principalmente na parte central das nações africanas. Várias pessoas têm visto a ibogaína como uma substância quase milagrosa para lidar com os problemas associados ao vício em drogas e ao alcoolismo, embora não estejam erradas, em primeira instância, você deve saber se o método da ibogaína é o adequado para sua necessidade específica.

O mais interessante sobre o tratamento com ibogaina é sua alta taxa de reabilitação e o curto tempo de hospitalização que requer. Onde os tratamentos convencionais requerem 90 a 180 dias de hospitalização e têm uma taxa de recuperação de apenas 10%, o método ibogaina ocorre em apenas 5 a 7 dias de hospitalização e tem uma taxa de reabilitação de mais de 75%.

Atualmente também existe o tratamento com ibogaína em casa, que com doses fracionadas o dependente não necessita de internação em uma clínica. O tratamento completo dura entre 30 a 60 dias e vem oferecendo excelentes resultados. Conheça a Iboga Plus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dependência Química é uma Doença?

O que é Dependência Química?

O que é IBOGA PLUS ?