Desintoxicação e Reabilitação do Dependente Químico em uma Clínica de Recuperação de São Paulo


Quando alguém sofre de dependência química, a sua saúde física e mental começa a sofrer. Graças a um envolvimento profissional em uma Clínica de Recuperação de São Paulo, o núcleo familiar pode gerar uma estratégia de ação para a desintoxicação e reabilitação.

Neste artigo iremos destacar 5 fases de desintoxicação de um dependente químico em tratamento em uma clínica de recuperação:

O processo de reabilitação é pessoal e único para cada dependente e drogas. Alguns componentes que são analisados na ação terapêutica são o tipo e proporção de drogas consumidas, a frequência do consumo, o tempo de consumo, os componentes individuais e a rede de apoio social.

O que é a desintoxicação?

A desintoxicação de drogas é o processo de supressão das substâncias corporais de uma pessoa dependente. As intervenções variam de pessoa para pessoa e precisam de ser prescritas por médicos experientes num ambiente treinado, tais como hospitais psiquiátricos.

Quando um usuário de drogas deixar de usar drogas, as substâncias estão na sua corrente sanguínea durante algum tempo. O indivíduo pode então continuar a experimentar os efeitos da droga muito depois de a ter tomado pela última vez.

Com a idade, sem utilizar a substância novamente, as drogas são metabolizadas e eliminadas do corpo através da urina, fezes e respiração. Esta "limpeza" é essencial para que o corpo humano se habitue a funcionar sem eles.

Contudo, o procedimento de toxicodependência não envolve constantemente esta etapa, uma vez que várias substâncias não causam dependência química. Os tipos mais frequentes para os quais a desintoxicação é necessária são os mais frequentes:

Quais são os períodos de desintoxicação para dependentes químicos?

1 - Idealização e preparação

Esta fase começa quando a família nuclear e os indivíduos que lhe são próximos tomam consciência dos sinais de dependência. Os familiares precisam de estar vigilantes e conscientes dos sinais de dependência, a fim de obterem ajuda para os seus entes queridos antes que o caso se torne complicado.

Embora os sinais de dependência de diferentes drogas variem, existem sinais comuns de abuso, como por exemplo:

  1. Uma mudança drástica de comportamento;
  2. Empenhando-se em ocupações que têm de ser escondidas ou secretas;
  3. Dificuldade em manter parcerias saudáveis com membros da família.
  4. Alterações nas despesas.

As famílias dos utilizadores têm de conhecer os hábitos dos seus entes queridos e o que fazem para lidar com as suas emoções. São capazes de experimentar uma vasta gama de emoções como a raiva, a tristeza, a solidão e a culpa.

Além disso, numa tentativa de resolver os seus problemas por si próprios, os toxicodependentes podem tentar automedicar-se com drogas e álcool para evitar emoções difíceis.

 2- Retirada

A segunda fase da desintoxicação é a síndrome de abstinência, que é criada quando o corpo humano deixa de estar exposto a drogas. Pode ser desconfortável e até doloroso para alguns toxicodependentes.

Portanto, antes de iniciar um programa de desintoxicação, os prestadores de cuidados de saúde realizarão uma avaliação médica para estabelecer o melhor plano de procedimento de desintoxicação para o paciente, com base nos seguintes fatores:

  1. O historial de saúde do paciente
  2. As drogas utilizadas;
  3. Seu atual grau de dependência.

O objetivo da desintoxicação é minimizar com segurança a proporção de fármacos na corrente sanguínea. Quando uma pessoa é viciada, o seu corpo humano habitua-se a um nível bastante elevado de neurotransmissores, substâncias que regulam o cérebro e a mente. Isto prejudica o humor, o sono, a dor e os sentimentos de prazer.

Quando as drogas deixam o corpo humano, alguns destes neurotransmissores caem para níveis mais baixos e têm o potencial de causar sinais angustiantes, que vão desde leves a incapacitantes. Tanto a gravidade como a duração dos sintomas de abstinência estão sujeitos à porção e ao tipo de drogas consumidas.

3 - Reabilitação

A terceira fase da desintoxicação é a reabilitação, assim que a pessoa entra num programa para aprender a levar um estilo de vida sóbrio. Ao longo desta fase, a pessoa perversa participará em sessões de terapia pessoal e de grupo.

Os procedimentos terapêuticos mais comumente utilizados nos centros de procedimentos de dependência são:

  • Terapia Cognitiva Comportamental (TCC);
  • Terapia Dialética Comportamental (TDC).
  • Entrevista Motivacional (EM).

No TCC, os terapeutas ensinam aptidões e procedimentos para modificar pensamentos e comportamentos que provavelmente impedem o paciente de progredir na recuperação. A TDC concentra-se na regulação dos sentimentos e no funcionamento das interações interpessoais. O EM é utilizado para ajudar os toxicodependentes a detectar os seus pontos fortes e a aprender a utilizar as suas capacidades de recuperação.

Para além da terapia, um dia típico num centro de procedimentos de dependência é apoiado por serviços médicos, ocupações conjuntas e horários de refeições. Os pacientes são cuidadosamente monitorizados e devem apresentar-se às suas consultas diárias. Têm também a possibilidade de participar em atividades recreativas.

4 -  Recuperação e prevenção de recaídas

A quarta fase da desintoxicação é a recuperação, que é criada quando o paciente deixa de abusar ou de usar drogas. A pessoa completou o seu programa processual e está agora num programa de manutenção para evitar recaídas.

Embora seja essencial celebrar a conclusão da desintoxicação e do procedimento, os familiares precisam de compreender que o seu ente querido ainda se encontra nas primeiras fases de recuperação. Existe o perigo de recaída que diz respeito a todo e qualquer tratamento de dependência química. Por conseguinte, a família e amigos nucleares precisam de estar vigilantes e ajudar.

 Para o viciado, os primeiros meses de recuperação são os mais perigosos. É importante que permaneçam em contato com o hospital em que foram internados, mesmo depois de terem concluído o seu programa de tratamento.

5 - Pós-tratamento e integração

A quinta fase da desintoxicação é o pós-tratamento e a reintegração na sociedade. Quando um consumidor de drogas tiver completado o seu programa processual e estiver limpo, é dispensado e deve agora ser reintegrado na sociedade e na vida quotidiana.

Pode ser um momento difícil, especialmente se ele regressar ao seu grupo familiar onde anteriormente abusou de drogas e álcool. Isto pode despertar o seu desejo de voltar a usar e pôr em risco a sua sobriedade.

O período seguinte ao procedimento é um momento delicado para o viciado em recuperação. A família e os amigos precisam de ser sensíveis às necessidades e desafios que ele ou ela irão enfrentar. Por conseguinte, têm de lhe dar constantemente as ferramentas e o apoio necessários para o ajudar a reintegrar-se na sociedade.

Por conseguinte, é importante compreender que as fases de desintoxicação dos dependentes químicos não são lineares. São ciclos que têm a possibilidade de se repetirem de acordo com a experiência pessoal de cada paciente. A fim de assegurar uma maior probabilidade de sucesso, é essencial que o núcleo familiar procure instituições preparadas e experientes que acompanhem o cliente mesmo após a alta. 

CLÍNICA DE RECUPERAÇÃO EM SÃO PAULO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dependência Química é uma Doença?

O que é Dependência Química?

O que é Tratamento com ibogaína?